Coreia do Norte realiza teste com bomba de hidrogênio




Um teste com uma bomba de hidrogênio foi realizado pelo governo da Coreia do Norte na madrugada deste domingo (3).
Segundo as agências internacionais, o país asiático anunciou o teste por meio de sua imprensa oficial e afirmou que obteve êxito na operação. Este seria o sexto teste nuclear realizado pelo governo do líder Kim Jong-un.

Após analisar dados de um forte tremor detectado às 0h36 (no horário de Brasília), o governo japonês declarou - antes do anúncio oficial norte-coreano -, que havia sido detectado um novo teste atômico na região que abriga as instalações nucleares da Coreia do Norte, a nordeste do país.

O tremor de 6,1 graus de intensidade na escala Richter foi identificado na província de Hamgyong do Norte, que faz fronteira com a China, e onde fica situada a base de testes nucleares de Punggye-ri.
"Chegamos à conclusão de que a Coreia do Norte realizou seu sexto teste nuclear", disse o ministro de Assuntos Exteriores do Japão, Taro Kono, para a imprensa do país.

Como resposta, aviões de reconhecimento da Força Aérea japonesa foram enviados à área para identificar possíveis variações do nível de radioatividade no ar. Já a Coreia do Sul, elevou ao máximo seu nível de alerta contra o vizinho.



Bomba de grande poder destrutivo

Na noite de sábado (2), o govrno da RPD Coreia – Coreia do Norte - anunciou que havia desenvolvido uma bomba de hidrogênio com "grande poder destrutivo" e poderia ser colocada em mísseis intercontinentais.

Analistas viram a declaração como um possível novo elemento de tensão entre Kim Jong-un e os Estados Unidos, que realiza exercícios militares com a Coreia do Sul para ameaçar e chantagear a Coreia do Norte.

A agência de notícias KCNA mostrou imagens de Kim inspecionando o carregamento da bomba de hidrogênio em um míssil intercontinental e, em seu texto, afirma que todo o processo foi feito dentro do país.

"O poder explosivo da bomba foi ajustado de dezenas para centenas de quilotons e pode ser detonada de grandes altitudes. Como seus componentes foram produzidos localmente, isso permite que o país possa fazer quantas armas nucleares quiser."

Esta é a segunda vez que a Coreia do Norte realiza testes com bombas de hidrogênio. A primeira foi depois de seu quarto teste nuclear, em janeiro de 2016, quando o governo declarou ter usado uma ogiva desse tipo no exercício.

A escalada da tensão na península coreana é causada unicamente pela irresponsabilidade do governo de Donald Trump. Ao aprovar sanções econômicas nas Nações Unidas contra a Coreia do Norte, tentando enfraquecer o país – exatamente como fez contra o Iraque e a Líbia antes das guerras de ocupação -, o governo norte-americano dá continuidade à estratégia suicida de ameaçar e chantagear a Coreia do Norte, na tentativa de impedir a evolução de sua tecnologia nuclear. Ora, nas últimas décadas o governo dos EUA ameaçaram a Coreia do Norte com exercícios militares anuais, sobrevoando a fronteira com aviões portando bombas atômicas, o que levou a Coreia do Norte a investir seus recursos na construção de armamentos de dissuasão nuclear, par afazer frente às ameaças norte-americanas.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou à imprensa na semana passada que o governo dos EUA continua errando em sua estratégia de ameaçar a Coreia do Norte, o que pode levar à eclosão de uma guerra nuclear sem precedentes na região, vitimando milhões de pessoas. Para Putin, somente o diálogo e a boa vontade poderão impedir uma guerra nuclear.

Comentários

Postagens mais visitadas