Coreia do Sul disparou antes de norte-coreanos, admite militar do sul


A Coreia do Sul estava realizando exercícios militares e testes balísticos na ilha de Yeonpyeong antes do bombardeio da Coreia do Norte, fazendo testes de tiro, reconheceu um militar sul-coreano nesta terça-feira. A ilha atualmente é disputada pelos dois países.
“Estávamos realizando regularmente exercícios militares, mas nossos tiros foram direcionadas para o oeste, não para o norte", afirmou um oficial militar sul-coreano ao escritório da agência de notícias britânica Reuters em Seul.
Mais cedo, a República Popular Democrática da Coréia (Coréia do Norte) já havia afirmado que foram os militares da Coreia do Sul que iniciaram os disparos de artilharia, provocando a reação norte-coreana, e não o contrário, como dissera o governo de Seul, que garantiu que o exército sul-coreano apenas "respondeu" aos disparos. "Uma unidade de artilharia norte-coreana disparou tiros às 14h34 locais e as tropas sul-coreanas replicaram de imediato", disse um porta-voz do Ministério da Defesa em Seul. O exército sul-coreano deu ordem a aviões de combate para sobrevoarem a ilha, noticiou a agência de notícias sul-coreana Yonhap. Após receber os primeiros disparos da Coréia do Sul, a RPD da Coréia enviou aviões da sua Força Aérea para bombardear os provocadores.
A tensão entre os dois países aumentou durante o final de semana quando um cientista nuclear norte-americano afimou que a Coreia do Norte estava produzindo urânio enriquecendo que poderia ser usado na produção de armas nucleares. A afirmação é parte da estratégia norte-americana para criar conflitos na região. Durante a troca de tiros desta manhã dois soldados sul-coreanos morreram e ao menos 20 pessoas, entre civis e militares, ficaram feridas.

Coreia do Sul: um país militarmente ocupado pelo imperialismo
Atualmente a Coreia do Sul conta com 38 bases militares norte-americanas em seu território. Trata-se de um país ocupado por forças estrangeiras, sem nenhuma soberania política ou militar. Os constantes atritos e conflitos na região são causados pelo imperialismo norte-americano, o maior interessado em criar uma guerra na região. Nas 38 bases militares norte-americanas na Coreia do Sul existem dezenas de bombas atômicas, com as quais o governo dos Estados Unidos da América faz chantagem nuclear contra a RPD da Coréia há décadas, sem obter resultados porque o governo de Kim Jong Il não teme o poder militar norte-americana e tem respondido com fogo a todas as provocações imperialistas.

Comitê Brasileiro de Solidariedade envia nota de apoio à RPD da Coreia
O Comitê Brasileiro de Solidariedade à Republica Popular Democratica da Coreia enviou nota oficial ao presidente e comandante das Forças Armadas da RPD da Coreia, Kim Jong Il, manifestando “total apoio e solidariedade à resposta militar da grande nação próspera aos covardes ataques do imperialismo norte-americano através de seu marionete o governo sul-coreano. Os promotores da guerra na Ásia e no mundo – o imperialismo norte-americano – será novamente derrotado em solo coreano porque é uma terra de heróis que sempre lutaram pela verdade, pela honra e dignidade dos povos, seguindo o exemplo do imortal líder Kim Il Sung.” E finalizaram na nota: “O povo da RPD da Coreia vencerá em todas as guerras e batalhas porque além da grandeza e heroísmo de seu povo, conta com o apoio dos povos livres em todo o mundo”.

Comentários

  1. Realmente, o que não foi divulgado foi que a Coréia do Sul teria atirado antes, parte de uma “exercício militar”.


    Outra coisa que poucos sabem é que o proprio Estados Unidos ajudou a Coreia do Norte a fabricar a bomba construindo reatores para esta, através do Donald Rumsfeld. Lembra dele, o rei do Tamiflu?

    A beligerância nuclear da Coreia do Norte foi uma criação quase que exclusivamente do governo dos EUA em que eles armaram o estado stalinista tanto direta como indiretamente através de distribuidores globais de armas sob o seu controle, nomeadamente o Dr. Abdul Qadeer Khan, conhecido também como AQ Khan.

    Enquanto rotularam a Coreia do Norte como parte do “eixo do mal”, o governo americano entusiasticamente financiou cada etapa de seu programa de armas nucleares.


    http://blog.antinovaordemmundial.com/2010/11/conflito-entre-as-coreias-ou-como-os-eua-ajudaram-a-coreia-do-norte-a-obter-a-bomba-atomica/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas