Declaração do Ministério das Relações Exteriores da RPDC


O assessor do Ministério das Relações Exteriores da RPDC, Kim Kye Gwan, tornou pública a seguinte declaração no dia 11:

Desde o início do ano novo, as autoridades sul-coreanas rasgam suas roupas, dizendo que a saudação de aniversário enviada pelo presidente americano ao nosso presidente do Comitê de Estado é muito urgente.

Já recebemos diretamente a carta pessoal do presidente dos EUA expressando sua cortesia.

Quanto a um processo tão frívolo da parte sul-coreana que não é nosso membro da família, parece que resta um fio de esperança para desempenhar o papel de "intermediário" nas relações RPDC-EUA.

Bloquear a amizade entre os líderes desses dois países é natural na diplomacia do estado. Mas, seria um pouco ousado para a Coréia do Sul interferir em tempo hábil em suas relações amistosas.

Como todos reconhecem, os dois dignatários não se dão bem.


O governo dos EUA não honrou os acordos assinados no Vietnã

Seria estúpido esperar que a RPDC possa reiniciar as negociações com os EUA de tal intimidade ou pense em preparar um ambiente nesse sentido.

Fomos enganados por mais de um ano e meio e perdemos muito tempo na mesa de diálogo com os Estados Unidos.

Se o presidente Kim Jong Un tem um sentimento agradável por Trump, ele deve ser "individual", segundo a carta. Como representante de nosso Estado e de seus interesses, ele não discutirá assuntos de Estado instigados por sentimentos privados.

O óbvio é que nunca haverá o caso de perdermos tempo como antes antes de sermos enganados pelos EUA.

As negociações no Vietnã nas quais propusemos mudar as instalações nucleares muito importantes do país para o levantamento de algumas sanções da ONU não serão repetidas, com a intenção de reduzir, ainda que pouco, os sofrimentos de habitantes inocentes.

Não precisamos reabrir a negociação imposta por demandas unilaterais nem queremos negociar como comerciantes na mesa de negociações.

A retomada do diálogo com os EUA seria provável apenas enquanto este país aceitar todas as nossas demandas, mas sabemos bem que ele não está pronto para isso nem pode fazê-lo.

Conhecemos nosso caminho a seguir e faremos o que escolhermos.

As autoridades sul-coreanas devem abandonar a ilusão de que retomamos as negociações, agradecendo por ter recebido a saudação de aniversário de alguém e agir com sabedoria se não quisermos cair na idiotice de perder tudo.

Comentários

Postagens mais visitadas