Discurso do camarada Choe Ryong Hae na XVIII Cúpula dos Países Não Alinhados


Discurso do camarada Choe Ryong Hae na XVIII Cúpula dos Países Não Alinhados

Baku, 26 de outubro de 2019

Senhora Presidenta, gostaria primeiramente de felicitar Vossa Excelência Ilham Aliyev, Presidente da República do Azerbaijão, por sua assunção à grande responsabilidade de presidente da 18ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo do Movimento Não Alinhado. Gostaria também de expressar minha profunda gratidão ao governo e povo da Republica do Azerbaijão, por seus esforços sinceros para realizar exitosamente esta reunião, e pela cordial hospitalidade para conosco.

Sra. Presidenta, o Movimento dos Países Não Alinhados é uma poderosa força independente contra o imperialismo, uma força amante da paz, anti-guerra. O MPNA que surgiu no momento em que o mundo estava envolvido na Guerra Fria por causa da discórdia entre os dois blocos, desempenhou um papel significativo na conquista da independência e no progresso dos países em desenvolvimento e na salvaguarda da paz e segurança globais. A atual situação internacional tem uma semelhança com os primeiros dias da Guerra Fria entre o Oriente e o Ocidente, quando o MPNA foi formado.

Atualmente, a situação da Península Coreia está em uma encruzilhada crítica de se mover em direção a uma paz duradoura, seguindo as tendências da distensão, ou de enfrentar novamente uma crise incerta. Um ano se passou desde a adoção da Declaração Conjunta RPDC-EUA de 12 de junho, mas as relações RPDC-EUA não tiveram nenhum progresso e a situação na Península Coreana segue envolvida no ciclo vicioso de escalada de tensões. Isso é atribuível aos EUA, que persiste em sua política anacrônica hostil à RPDC e em suas contínuas provocações políticas e militares.

O camarada Kim Jong Un, Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, apontou em seu histórico discurso de orientação política em abril que é necessário para os EUA largar seu atual método de cálculo e se aproximar de nós com um novo. Nós podemos discutir com os EUA sobre desnuclearização somente quando eles tomem as medidas práticas de profunda ruptura de sua política de hostilidade anti-RPDC, indubitável e irrevogavelmente—a política que apenas põe em risco a segurança de nosso sistema e obstrui nosso desenvolvimento.

No ano passado, uma série de históricas declarações Norte-Sul foram adotadas em meio a grande atenção e expectativa dos queridos compatriotas no norte, no sul e no exterior, e da comunidade internacional. Todavia, as relações inter-coreanas não testemunharam o devido progresso para atender às aspirações unânimes de nossa nação e às expectativas da comunidade internacional. Tudo isso vem da incapacidade das autoridades sul-coreanas de se libertar da política de dependência de forças estrangeiras e da propensão subserviente às grandes potências.

A melhora das relações intercoreanas pode ser lograda apenas quando as autoridades sul-coreanas coloquem fim na política de dependência de forças estrangeiras — uma política que abusa dos interesses da nação — e cumprir com suas responsabilidades assumidas ante à nação. Nós acreditamos que prevenir a guerra e lograr a paz duradoura na Península Coreana estão totalmente de acordo com os ideais do MPNA e também contribuirá para salvaguardar a paz e a segurança globais.

Os Estados membros do MPNA devem elevar suas vozes de oposição aos atos de agressão e guerra que são perpetrados contra países individuais, dar-lhes um contra-golpe com ações acertadas, e defender a paz e a segurança do mundo. A delegação da RPDC sustenta que a ideia de melhorar o status e o papel do MPNA como uma força antiguerra e amante da paz e se opõe a qualquer tentativa de manter um bloco militar agressivo e todas as formas de agressão, interferência, subordinação e desigualdade, deve refletir-se no documento final da atual cúpula exatamente como no documento final da 17ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do Movimento Não-Alinhado.

O grande Líder camarada Kim Il Sung e o grande Dirigente camarada Kim Jong Il, erguendo a bandeira da independência, empreenderam atividades vigorosas para controlar e frustrar as tentativas de dominação pelos imperialistas, e realizaram os feitos imortais em aras da causa da independência contra o imperialismo. No futuro, a RPDC também fará esforços ativos em conjunto com todos os Estados membros do MPNA para construir um novo mundo pacífico e próspero, livre de agressão e guerra.

Sra. Presidente, em vista de sua missão e ideais, o MPNA é um grupo de justiça internacional e uma força com potencial para realizar a justiça internacional na prática. Consideramos que a tarefa mais urgente agora para o MPNA é lutar pela realização de uma verdadeira justiça internacional.

Agora, na arena internacional, destreza e arbitrariedade são galopantes. A justiça e a verdade são impiedosamente pisadas, e os princípios subjacentes que governam as relações internacionais, como igualdade soberana, integridade territorial e não interferência nos assuntos internos de outros, são abertamente ignorados. As chamadas resoluções adotadas na ONU e em outras arenas internacionais, com o único objetivo de justificar e legitimar a destreza e arbitrariedade de um país específico, e o ato injusto de impor sanções às vítimas, são cometidas abertamente em nome da ONU, alegando que as vítimas enfrentam os infratores.

Se a justiça internacional não for realizada, os propósitos e princípios consagrados na Carta da ONU serão reduzidos a uma folha de papel em branco e, pior ainda, a soberania e os direitos à existência de pequenos países e estados membros do MPNA nunca serão garantidos.

O camarada Kim Jong Un, Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da RPDC, mantendo ainda mais alta a bandeira da independência e a bandeira da justiça internacional, erguidas pelo Grande Presidente Kim Il Sung e pelo Grande General Kim Jong Il, empreendeu atividades vigorosas para controlar e frustrar os movimentos de dominação dos reacionários imperialistas, estabelecer relações internacionais independentes e justas e alcançar a paz e segurança mundial.

Todos os Estados membros do MPNA devem se esforçar ativamente para repelir a arbitrariedade, os padrões duplos e a injustiça e garantir a equidade no tratamento de questões internacionais como antiterrorismo, conflito, cooperação econômica e meio ambiente. É importante demolir a antiga ordem internacional e estabelecer uma nova justa para a realização da verdadeira justiça internacional.

O Grande Líder camarada Kim Il Sung e o Grande Dirigente camarada Kim Jong Il avançaram a ideia de que a união é, afinal, força e vitória, e garantiram que os países do MPNA unissem seus esforços para estabelecer uma nova ordem internacional baseada na independência e desenvolver cooperação sul-sul com base na autoconfiança coletiva, contribuindo imortalmente para fortalecer e desenvolver o movimento.

Os países que valorizam a justiça devem basear-se nos princípios da autoconfiança e do autodesenvolvimento e lograr mais cedo um mundo novo, independente e justo, unindo-se e cooperando entre si sob a bandeira do anti-imperialismo e da independência.

Como declaramos claramente na reunião ministerial do MPNA realizado no Azerbaijão em abril do ano passado, nossa delegação considera que a questão de promover a capacidade de ação do movimento é especialmente importante. Na reunião ministerial, propusemos uma série de questões práticas para a revitalização do movimento, que incluem a regularização das reuniões ministeriais setoriais que abrangem política, economia e cultura, aprimorando o papel dos Estados membros do MPNA que são eleitos como membros não-permanentes do Conselho de Segurança da ONU e elaborar o emblema e a bandeira do MPNA, que simbolizariam a unidade e a solidariedade do movimento. Acreditamos firmemente que nossas propostas de revitalização do movimento, que agora estão refletidas no projeto de documento final desta cúpula, serão adotadas pois são apoiadas por muitos países.

Juntamente com a unidade política, os Estados membros do MPNA devem desenvolver a cooperação sul-sul fortalecendo o intercâmbio e a colaboração de regiões e continentes sobre os princípios de igualdade, benefício mútuo e complementação mútua.

Diante das sanções e da pressão cada vez maiores das forças hostis para privar nossa República de sua soberania e direito ao desenvolvimento, o povo da RPDC está fazendo esforços dinâmicos para construir um país socialista poderoso com base na autoconfiança e no autodesenvolvimento. Em seu histórico discurso de orientação, o camarada Kim Jong Un, presidente da Comissão de Assuntos Estatais, estabeleceu a tarefa central para a nossa República no estágio atual, de consolidar a base material do socialismo, concentrando todos os recursos nacionais na construção econômica. Temos bases sólidas para economia autossustentada, forças científicas e técnicas confiáveis e tradição inestimável de autossuficiência - todos esses são nossos preciosos recursos estratégicos que não podem ser trocados por nada.

Nosso povo superará resolutamente as dificuldades e os desafios à sua frente e desenvolverá nossa República como um país poderoso e independente, um país para o povo, em que os ideais do povo floresçam plenamente.

Senhora Presidente, o governo da RPDC cumprirá sua responsabilidade e seu papel como um Estado membro do MPNA, manterá invariavelmente a pureza e os ideais do movimento, desenvolverá ainda mais as relações amistosas e cooperativas com seus Estados membros e fortalecerá e desenvolverá o movimento.

Concluo esta declaração expressando minha convicção de que esta cúpula será uma ocasião importante, que injetará uma nova vitalidade nas atividades futuras do movimento, discutindo com sucesso todos os assuntos em sua agenda. Agradeço-lhe, senhora Presidente.

Comentários

Postagens mais visitadas